Havaianas - O chinelo de dedos mais famoso do mundo vira livro
28.7.23Como a sandália criada na década de 1960 passou a ser vendida em mais de 150 países e se tornou ícone no mundo da moda.
(Créd: Divulgação) |
Quem nunca usou um chinelo Havaianas na vida?
O calçado mais famoso do Brasil e que ganhou visibilidade internacional a partir dos anos 2000 pode, hoje, ser comprado em mais de 150 países.Mas como começou a história da internacionalização da marca?
Quem teve a ideia de transformar o “chinelo de dedo” num ícone brasileiro e exportá-lo como um objeto quase que cultural?
Em “Havaianas: A internacionalização de um ícone brasileiro”, essas e várias outras curiosidades sobre a marca são abordadas.
(Créd: Divulgação) |
Entre os anos de 2000 e 2010, as vendas das Havaianas deram um salto estratosférico: passaram de 9 para mais de 80 países e chegaram aos pés de milhões de pessoas em 5 continentes. O produto, inclusive, ganhou status de ‘top of mind,’ prestígio jamais alcançado por outra marca brasileira de qualquer segmento de mercado.
Loja da Havainas nas Filipinas - (créd. Divulgação) |
Loja da Havaianas nas Filipinas Estratégia sugere que o cliente escolha dois pins para customizar os chinelos, com a bandeira dos dois países - (créd. Divulgação) |
As Havaianas são um item usado por pessoas comuns e famosas, capaz de gerar interesse para a criação de parcerias com estilistas do mundo todo e são donas de substancial fatia do mercado, além de ser destaque na imprensa nacional e internacional. Todos esses fatores fazem o “Case Havaianas” ser amplamente estudado e debatido por especialistas de mercado. As sandálias são motivo de orgulho dos brasileiros quando vemos alguém de outro país calçando as “nossas sandálias”.
“Diferenciar as Havaianas de sandálias baratas produzidas na Asia, quando ainda não era conhecida no exterior, foi um grande desafio. Mantivemos o foco na proposta de valor da marca que representávamos e, aos poucos, conseguimos transpor tais barreiras, firmando a marca de fato numa nova categoria”, explica Alexandre Utino, um dos coautores de “Havaianas: A internacionalização de um ícone brasileiro”.
“Diferenciar as Havaianas de sandálias baratas produzidas na Asia, quando ainda não era conhecida no exterior, foi um grande desafio. Mantivemos o foco na proposta de valor da marca que representávamos e, aos poucos, conseguimos transpor tais barreiras, firmando a marca de fato numa nova categoria”, explica Alexandre Utino, um dos coautores de “Havaianas: A internacionalização de um ícone brasileiro”.
Havaianas exibe táxi publicitário em Londres. Veja mais aqui (Créd: Divulgação) |
Em seu planejamento de expansão, a Alpargatas (empresa criadora e dona das Havaianas) montou um seleto time de profissionais para impulsionar a marca no exterior. Alexandre Utino, Eduardo Bissoli, Renato Pinheiro e Sérgio Sanches foram contratados para trabalhar em um projeto de internacionalização da empresa a partir do ano 2000.
“Durante muitos anos, sempre surgiram dúvidas de pessoas próximas, de como as Havaianas conseguiram participar de eventos de repercussão mundial como o Oscar da academia de Holllywood ou dos desfiles de moda mais badalados de Nova Iorque. Nesta obra, explicamos os detalhes de como foi negociar e preparar a participação nestes eventos”, revela Eduardo Bissoli, executivo que trabalhou na Alpargatas e também é um dos autores desta obra.
Criolo de chinelo Havaianas no Grammy Latino de 2022, em Mandala Bay Event Center, Los Angeles, EUA - (créd. Divulgação) |
Serviço:
Livro: Havaianas - A internacionalização de um ícone brasileiro
Lançamento: 10 de agosto, às 18h00, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi (Av. Juscelino Kubitschek, 2041 - Itaim Bibi-SP)
Autores: Alexandre Utino, Eduardo Bissoli, Renato Pinheiro e Sérgio Sanches
Editora: Lisbon International Press
Páginas: 370
Preço: R$ 57,90
Adquira o livro aqui ou nas principais livrarias online do país
Instagram: @livrohavaianas
Sobre os autores:
Alexandre Utino é formado em Administração pela Universidade Paulista e pós-graduado em Economia Política Internacional pela Universidade de Tsukuba – Japão, atua há mais de 24 anos no desenvolvimento de negócios internacionais de empresas como Fuji Film, Marubeni, Alpargatas, SAB Company e JBS Foods (Seara), além de empreender em projetos de consultoria e trading.
Livro: Havaianas - A internacionalização de um ícone brasileiro
Lançamento: 10 de agosto, às 18h00, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi (Av. Juscelino Kubitschek, 2041 - Itaim Bibi-SP)
Autores: Alexandre Utino, Eduardo Bissoli, Renato Pinheiro e Sérgio Sanches
Editora: Lisbon International Press
Páginas: 370
Preço: R$ 57,90
Adquira o livro aqui ou nas principais livrarias online do país
Instagram: @livrohavaianas
Sobre os autores:
Alexandre Utino é formado em Administração pela Universidade Paulista e pós-graduado em Economia Política Internacional pela Universidade de Tsukuba – Japão, atua há mais de 24 anos no desenvolvimento de negócios internacionais de empresas como Fuji Film, Marubeni, Alpargatas, SAB Company e JBS Foods (Seara), além de empreender em projetos de consultoria e trading.
Eduardo Bissoli é empresário e executivo com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de negócios internacionais, graduado em Comércio Exterior e com pós-graduação em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo. Foi responsável pelas áreas de Comércio Exterior em multinacionais como Petroquímica União, Kostal Eletromecânica, Nestlé Brasil, Alpargatas Brasil / Alpargatas USA e Pentland Brands.
Renato Pinheiro é graduado em Administração de Empresas e com MBA em Finanças (BBS - Brazilian Business School) e em Gestão de Negócios (INSPER/SP), além de um Summer MBA em MKT (UR-USA), Renato possui carreira de mais de 20 anos na Área de Desenvolvimento de Negócios Internacionais. Foi executivo de empresas como Alpargatas, DASS e ASICS e atualmente, é consultor em desenvolvimento de negócios internacionais.
Sérgio Sanches é consultor no campo do desenvolvimento de negócios internacionais. Formado em Administração de Empresas pela PUC, com especializações pela FGV, Stanford University e Hong Kong University, Sérgio fez carreira em empresas como Nestlé, Alpargatas e Li & Fung. Integrou o primeiro time que planejou e realizou a internacionalização da marca Havaianas.
Sérgio Sanches é consultor no campo do desenvolvimento de negócios internacionais. Formado em Administração de Empresas pela PUC, com especializações pela FGV, Stanford University e Hong Kong University, Sérgio fez carreira em empresas como Nestlé, Alpargatas e Li & Fung. Integrou o primeiro time que planejou e realizou a internacionalização da marca Havaianas.
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