Palestra de Jair Bolsonaro - O que a Hebraica tem a dizer?
6.4.17No ultimo dia 03 de abril, o deputado federal pelo partido PSC, Jair Messias Bolsonaro participou de um evento no Clube Hebraica do Rio de Janeiro e discursou para uma plateia de 500 pessoas. Segundo o jornal Estadão, durante sua apresentação, o parlamentar fez afirmações preconceituosas e jocosas sobre negros,
indígenas, mulheres, gays, refugiados e integrantes de ONGs, e defendeu que
todo brasileiro tenha uma
Contudo, alguns participantes criticaram a fala de Bolsonaro, conforme mostra esse vídeo, que está circulando em rede social. Na porta, integrantes da comunidade judaica, que haviam se
levantado veementemente contra a presença do deputado na Hebraica nas semanas
anteriores à palestra, protestavam.
O mesmo evento já estava agendado para ser realizado na Hebraica de São Paulo, mas foi cancelado.
Jair Bolsonaro comemorando no plenário da Câmara decisão que acatou a abertura do processo de impeachment contra Dilma Rousseff - Foto de Lula Marques |
A B’nai B’rith – Filhos da Aliança, entidade judaica de Direitos Humanos soltou uma Nota de Repúdio, onde diz: "A B’nai B’rith – Filhos da Aliança, entidade judaica de Direitos Humanos, atuante há 85 anos no Brasil e 175 anos internacionalmente, vem registrar o seu absoluto repudio e indignação pelos pronunciamentos de xenofobia, discriminação e racismo do Deputado Jair Bolsonaro efetuados na oportunidade do dia 3 de abril último no Clube A Hebraica do Rio de Janeiro.
Entendemos e valorizamos o direito à expressão mas também, e muito, o dever de agir com responsabilidade social, respeito ao próximo e aplicação constante do diálogo em prol da construção de uma sociedade igualitária nas oportunidades de convivência harmoniosa"...."Confiamos na sociedade brasileira, em suas instituições e organizações da qual fazemos orgulhosamente parte ativa. Contamos que os nossos representantes, democraticamente eleitos, apliquem os preceitos de nossa Constituição e os valores que ela promove, saibam tomar as medidas cabíveis nesta IRRESPONSÁVEL circunstância.."
A Confederação Israelita do Brasil(Conib), também criticou a presença de Bolsonaro na Hebraica RJ.
O rabino Nilton Bonder também criticou o Clube Hebraica. Para ele, o clube deveria passar a chamar-se clube Laranjeiras ou algo que o valha. Hebraica – Sequestro de Representatividade
Outro lado
O presidente do Clube Hebraica do Rio de Janeiro, Luiz Mairovitch, falou com este blog.
Segundo Mairovitch, o clube tem programado em sua agenda o evento "Caminhos de Israel", que tem por objetivo convidar pessoas que visitaram Israel para falarem sobre suas impressões e opiniões. Jair Bolsonaro esteve em Israel enquanto ocorria o impeachment de Dilma Rousseff, em maio de 2016.
Luiz Mairovitch, presidente do Clube Hebraica RJ crédito: comunipapo.blogspot.com.br |
Mairovitch explicou que das 500 pessoas que estavam no evento, 80% eram sócios e 20% foram convites entregues a Jair Bolsonaro, para que ele pudesse levar seus próprios convidados.
Questionado sobre as críticas que o parlamentar vem recebendo, em função de suas declarações xenófobas, misóginas, racistas e preconceituosas, o presidente da Hebraica RJ disse: "Tudo que Jair Bolsonaro fala ganha um peso pejorativo.... veja.... hoje ele ocupa o segundo lugar nas pesquisas de intenção de votos para as eleições de 2018.... o Clube Hebraica é apartidário. Nós iremos chamar outras pessoas, independente do partido que for, para também palestrar. Jair Bolsonaro foi o primeiro que aceitou nosso convite..... Eu, particularmente, concordo com muitas coisas que ele falou e discordo de outras...Quero deixar claro que mesmo não concordando com algumas coisas eu o respeito".
Indagado sobre quais coisas Luiz Mairovitch não concorda, ele respondeu: "..prefiro não entrar nesse campo de discussão.."
Atualização - 06/03/18 - 23h40 - Após a publicação da matéria, recebi a nota abaixo do presidente do Clube Hebraica do RJ, Luiz Mairovitch:
Respeito, democracia, tolerância e equilíbrio. São quatro palavras que definem bem o espírito da comunidade judaica e é o que cultivamos na Hebraica Rio. Nossa postura sempre foi e sempre será coerente com estes princípios.
Crime de racismo - Deputados e representantes da CONAQ - Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas entraram com ação na PGR contra o Deputado Bolsonaro.
Crédito das fotos: Lula Marques |